19 de outubro de 2019

2

5 hábitos que mudei a favor do planeta

Roupa interior para menstruação (WUKA Period Pants) | Cotonetes com cabo de papel (Auchan) | Escova de dentes de bamboo (The Bamboo Brush Society) | Saco de pano (H&M) | Sabonete de algas (Confiança)


O ano passado acordei para os problemas que o nosso planeta anda a sofrer (provocados por nós) e finalmente comecei a fazer alguma coisa. Aos poucos e poucos fui mudando alguns dos meus hábitos, trocando coisas do dia-a-dia por algo mais amigo do ambiente.
Sei que ainda falta muito para eu fazer e mudar, mas também sei que estas pequenas coisas já fazem alguma diferença.

1 - Substituí os descartáveis de plástico por algo mais sustentável


Nos últimos tempos tenho vindo a substituir os produtos que uso no dia-a-dia, descartáveis, por produtos mais duráveis e amigos do ambiente. Sempre que compro algo, tento comprar a versão do produto que tenha menos plástico. Por exemplo, deixei de comprar sabonete líquido, daqueles que vêm num frasquinho de plástico, e comecei a comprar em barra, embrulhado em papel.
Alguns destes produtos são os que encontras na imagem do post. Recomendo-os todos. O mais recente que adquiri foram as WUKA Pants, que são roupa interior para menstruação. Em breve farei um post mais pormenorizado sobre o que acho delas.

2 - Plantei uma árvore


Até plantei mais que uma. O ano passado participei na Operação Montanha Verde, onde ajudei a reflorestar as serras de Silves. Este ano penso em voltá-lo a fazer e por isso mesmo já me inscrevi.
Este ano irá decorrer nos dias 10 e 11 de novembro nas seguintes cidades: Silves, Lagoa, Portimão, Loulé, Monchique, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira.  Se estiverem interessados em participar, inscrevam-se no evento.

3 - Como refeições vegetarianas com mais frequência


Não sou vegetariana, mas nos últimos anos reduzi a quantidade de carne que como. Em casa tenho experimentado algumas receitas vegetarianas. Até agora tenho experimentado o mais simples, ou seja, fazer pratos que normalmente se come no dia a dia, mas substituir a carne/peixe por um substituto vegetal. Eu ainda não me aventurei muito e até agora o que tenho usado mais é a soja, mas em breve vou experimentar o tofu.
Quando como fora de casa tento, sempre que possível, comer comida vegetariana (mais propriamente o McVeggie do McDonalds 😂, continua a não ser muito saudável, eu sei, mas ao menos não é um animal).

4 - Comecei a reciclar


Eu sei, já vou um bocado tarde. O problema é que nunca foi um hábito na minha família e admito que já tinha tentado quando era mais nova incutir esse hábito cá em casa, mas sem sucesso.
No início deste ano voltei a tentar implementar este hábito em casa e finalmente consegui. Inicialmente fazia-o sozinha, mas rapidamente os meus pais juntaram-se à team reciclagemLição de Moral: Nunca Desistam!

5 - Já limpei a praia


Limpar a praia é um ato tão simples que faz toda a diferença, e no final é super gratificante ver a quantidade de lixo que retiramos da natureza. Basta levarem um saco ou dois quando vão à praia (ou outros sítios como serras ou lagos) e se encontrarem lixo, apanhem e coloquem no saco. No fim quando se forem embora, depositem o lixo nos locais indicados.
Não foram muitas as vezes que limpei a praia, mas por muito pouco que seja, faz a diferença. Faz a diferença para natureza e faz a diferença por quem está de fora e nos vê. Pode não parecer, mas a verdade é que todos os dias as nossas ações influenciam alguém. Por isso junta-te a mim e a muito outros e inspira alguém ajudando o nosso planeta.


E vocês, o que já mudaram nos vossos hábitos de modo a ajudar o planeta?

2 comentários:

  1. Também faço alguns destes pontos e mais alguns. Há coisas que são tão fáceis de fazer e se toda a gente fizesse podiam ajudar imenso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, mas infelizmente muitas pessoas ainda não se mentalizaram de que se não fizermos alguma coisa, o futuro do planeta, e o nosso também, vai ser muito mau. De momento já se estão a ver sinais disso, mas ainda assim muita gente não quer saber.
      Fico contente que sejas uma das pessoas que se importa com o nosso planeta. Continua e inspira aqueles à tua volta. 😊
      Beijinhos

      Eliminar

Emoticons ♥
😀 😁 😂 😃 😄 😅 😆 😇 😈 😉 😋 😌 😊 😍 🥰 😎 😏 😐 😑 😒 😓 😔 😕 😖 😗 😘 😙 😚 😛 😜 😝 😞 😟 😠 😡 😢 😣 😤 😥 😦 😧 😨 😩 😪 😫 😬 😭 😮 😯 😰 😱 😲 😳 😴 😵 😶 😷 🙋 🙌 🙏 🌈 ✨ ☀️ 🌙 ⭐ ❤️ 🧡 💛 💚 💙 💜 💖 💕 💗 🌸 🌱 🍀 🌍

Talvez também tenhas interesse...

Blogue Roxynina: arte, produtos amigos do ambiente, fotografia, viagens, reviews, DIY, receitas vegetarianas, receitas inventadas, produtos vegan e eco-friendly, livros, compras online, dicas, outfits, look do dia, inspiração, produtos de beleza, dicas para artistas, dicas para bloggers.