2 de outubro de 2023

0

Dicas para começares a vender enquanto artista


Ser artista é divertido, mas, quando chega à parte de fazer dinheiro, pode ser uma dor de cabeça. Mas não há nada a temer. Tudo tem uma solução. Estas são algumas dicas para quem está a tentar começar a vender enquanto artista!


Primeiro que tudo,

Cria um portfólio!

Ter um portfólio é essencial se queres que a tua arte seja vista e eventualmente vendida. O portfólio funciona como uma montra de uma loja.
Atualmente o Instagram é o mais usado como portfólio online. Também podes usar o X (antigo Twitter), o Behance, um blogue no Blogger ou construíres o teu próprio website, com a Wix por exemplo.


Vende online!

Hoje em dia há imensos sites que podes usar para vender a tua arte. Estes sites pegam nos teus desenhos e colocam-nos em diversos artigos como t-shirts, postais, canecas e muito mais.
Entre os mais usados estão a RedBubble e a Society6. Basta uma simples pesquisa na internet para encontrares dezenas de sites deste tipo.


Vai a feiras e mercados!

A melhor forma de dares a tua arte a conhecer ao público é mostrares ao vivo. Procura na zona onde vives ou onde tenhas possibilidade de ir feira e mercados onde possas alugar um espaço onde expor e vender a tua arte.
O que podes vender? Além de trabalhos originais, podes vender prints (fotocópias em papel mais espesso e com boa qualidade de impressão) que ficam mais em conta para o cliente, autocolantes que estão bastante na moda, porta-chaves para decorar mochilas ou para as chaves mesmo como o nome indica, pins (ou alfinetes) feitos de arame ou massa de moldar e pintados à mão, imãs para colar no frigorífico ou, se bijutaria for o teu forte, pulseiras, colares, brincos e anéis também são uma opção.


Trabalho freelancer!

Outra forma de venderes o teu trabalho é fazeres arte por encomenda. Isto implica fazeres arte segundo os gostos do cliente. Estás sempre no teu direito de rejeitar um trabalho caso o pedido não te agrade.
Mas onde encontrar? Online, em sites de trabalho freelancer! Tens muitos por onde procurar: Freelancer, Fiverr, Upwork e muitos outros. Lá podes encontrar anúncios de pessoas que estão à procura de artistas e também podes publicar o teu portfólio.


O mais importante...

Não desistir!

Encontrar trabalho como artista (ou mesmo em geral) pode ser difícil. Às vezes ao fim de procurar durante algum tempo sem sucesso, podes desanimar-te e parar. Mas é assim que se perdem as oportunidades. Nunca se sabe quando irás encontrar algo. Portanto é importante não desistir e procurar aprender sempre mais sobre o assunto!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Emoticons ♥
😀 😁 😂 😃 😄 😅 😆 😇 😈 😉 😋 😌 😊 😍 🥰 😎 😏 😐 😑 😒 😓 😔 😕 😖 😗 😘 😙 😚 😛 😜 😝 😞 😟 😠 😡 😢 😣 😤 😥 😦 😧 😨 😩 😪 😫 😬 😭 😮 😯 😰 😱 😲 😳 😴 😵 😶 😷 🙋 🙌 🙏 🌈 ✨ ☀️ 🌙 ⭐ ❤️ 🧡 💛 💚 💙 💜 💖 💕 💗 🌸 🌱 🍀 🌍

Talvez também tenhas interesse...

Blogue Roxynina: arte, produtos amigos do ambiente, fotografia, viagens, reviews, DIY, receitas vegetarianas, receitas inventadas, produtos vegan e eco-friendly, livros, compras online, dicas, outfits, look do dia, inspiração, produtos de beleza, dicas para artistas, dicas para bloggers.